Familiares de Ex-prefeito Eduardo Xavier doam terreno para IFET

19 de dezembro de 2011

Com obras previstas para terem início no começo de 2012, o IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em Manhuaçu tem novo local para sua instalação: o Bairro Ponte da Aldeia. Doado por familiares do Ex-prefeito Eduardo Xavier, o terreno possui aproximadamente 18 mil m², atendendo plenamente a dimensão mínima solicitada que são 10 mil m², e está situado próximo à rodovia BR-262. No final do mês de Outubro, p.p, houve a visita ao local por parte do Reitor Dr. Mário Sérgio Costa Vieira, acompanhado na ocasião pelo Professor, Dr. Roberto Serpa Dias (IFET/ Viçosa), as engenheiras do Instituto Federal, Cláudia Valério Gávio Coura e Ana Carolina Lopes Duarte, juntamente com o Vereador Nelci Alves Gomes –“Teté”, em encontro com os proprietários do terreno. A área foi considerada adequada por parte da Comissão do IFET.

O Campus do instituto federal em Manhuaçu oferecerá cursos técnicos e de graduação universitária.
Em entrevista, o Reitor do IFET/ Sudeste de Minas, Dr. Mário Sérgio Costa Vieira, destacou que “o papel do Instituto Federal é fazer o ensino, a extensão e a pesquisa focados nas realidades locais, respeitando os arranjos sociais, ecológicos e produtivos locais. Então, Manhuaçu e região vão ganhar muito tendo um ensino de qualidade e gratuito e tentando atingir às populações que nunca tiveram acesso ao ensino federal”.

Sobre a obra, a Engenheira do IFET, Cláudia Valério Gávio Coura, explicou que a estrutura do Campus contará com diversos ambientes. “A princípio, vamos fazer uma estrutura com 5.700 m² de área construída, que é uma área suficiente para atender o mínimo de cursos que o MEC nos exige, que seriam pelo menos 600 alunos formando em cursos técnicos, uma opção em engenharia e uma em licenciatura. Além do prédio de salas de aula e do setor administrativo, também tem que se levar em consideração a parte de Educação Física, então, faremos um ginásio poliesportivo, uma área de convivência, auditórios, enfim, será um projeto bem amplo, bem elaborado”, comentou Cláudia.

Os engenheiros mencionaram a necessidade de o município proceder com as obras de infraestrutura, principalmente, o calçamento da rua de acesso.
Nos últimos dois meses, o Vereador Teté buscou assegurar-se de obter a documentação necessária para que a doação deste terreno se efetivasse, em pleno atendimento às solicitações do Governo Federal, executor da obra. “Graças a Deus, a luta continua. Passamos por vários obstáculos para conseguir o terreno, mas perseveramos, trabalhando de forma calada, no sentido de conseguir um novo local. Agora, conseguimos uma área com o Ex-prefeito Eduardo Xavier. A partir daí, convidei novamente a equipe da reitoria e seus engenheiros para analisar a área. O local foi aprovado por eles. Agora, estou com a documentação em mãos, para que este trabalho direcionado à instalação do IFET tenha seu prosseguimento. Temos muito que agradecer a Deus e à família do Eduardo Xavier por esta doação, proporcionando uma importante melhoria para a região. [...] O IFET será construído no B. Ponte da Aldeia, em um local muito bonito, com visão privilegiada.”, mencionou Vereador Teté.
Em comparação à área anteriormente doada pela Prefeitura – o terreno no “Clube do Sol” – o novo local apresenta vantagens como a localização, a topografia e menor risco de problemas ambientais futuros, considerando que este novo terreno possui serviços de terraplenagem realizados. A área do “Clube do Sol” deverá ser devolvida pela Reitoria ao município, para que o mesmo possa utilizá-lo para outras finalidades.
Durante reunião da Câmara Municipal, na última terça-feira, 13, Teté assinou Indicação solicitando o calçamento da rua de acesso ao IFET e ressaltou a importância de a Prefeitura atender esta solicitação para que as obras tenham o seu devido andamento.

Reunião da Reitoria em Manhuaçu

A Reitoria do IFET/Sudeste de Minas convida a toda a população para reunião nesta quarta-feira, dia 21, às 19h, na sede da Câmara Municipal de Manhuaçu. Serão tratadas questões referentes ao início das obras de construção do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Manhuaçu. “A pedido da Reitoria, convidamos a toda a população para participar da reunião. O Senhor Reitor conversará com a comunidade para tratar de assuntos relacionados ao início das obras do IFET, além de confirmar o compromisso com a Prefeitura de Manhuaçu em efetivar as obras de infraestrutura no local, como o calçamento da rua de acesso. A previsão é que as obras do IFET tenham início no começo do próximo ano”, comentou Teté.

Thomaz Jr. – Manhuagito.com.br

Clique Aqui e ASSISTA AQUI AO VÍDEO