Bairro Engenho da Serra: Sonho e participação de volta

19 de agosto de 2014

Os novos diretores da associação foram aplaudidos pelos moradores

Os moradores do Bairro Engenho da Serra deram demonstração de que, organização pode mudar tudo e, até transformar uma sociedade dentro de novos princípios. Com a participação ativa de quinhentos e sessenta e seis moradores na escolha da nova diretoria da Associação de Moradores ficou evidente, que,quando todos querem tudo acontece. A eleição ocorreu no domingo, 27 de julho de 2014, em que os moradores deixaram suas casas debaixo de uma leve neblina, a fim de demonstrarem que estavam participando da democracia por mudança.

Bastante consciente, cada morador votava e incentivava outros a votarem,para uma gestão participava, capaz de lutar por causas nobres e necessárias no bairro, que, segundo os moradores está completamente esquecido. A participação ativa dos moradores  foi a demonstração de que querem mudança, buscam melhoria e qualidade de vida, progresso para o bairro que atualmente é muito habitado, mas que demonstra carência nas áreas social esportiva.

A eleição teve a participação de quatro chapas concorrendo a presidência. A chapa 01, encabeçada por Marcelo Fernandes de Andrade obteve 147 votos; a chapa 02 encabeçada por Sebastião Francisco Filho obteve 365 votos; chapa 03 encabeçada por João Batistas Madalena da Silva obteve 32 votos e a chapa 04 encabeçada por José de Oliveira obteve 08 votos. Foram contabilizados sete votos nulo e sete votos em branco.

O presidente eleito, Sebastião Francisco  Filho assume com o propósito de lutar por melhorias no bairro, reivindicar ações junto ao Poder Executivo para investimento no esporte, iluminação na Rua da Creche, muro próximo ao virador de ônibus, dentre outras. “Nosso pensamento é que tenhamos união, busquemos  parceria a fim de que possamos realizar tudo aquilo que sonhamos”, cita o presidente eleito.

Os moradores comemoraram a vitória de Sebastião Francisco e prometeram que serão companheiros, para que a associação volte a ser como antes. Para dona Ana Bragança, moradora antiga e respeitada no bairro, a escolha da nova diretoria é sinônimo de ter novamente nas mãos um presente. “Meu esposo (in mimorian), Divino Bragança foi o fundador da Associação dos Amigos e Moradores do B.Engenho da Serra. Com certeza, ele está feliz, pois retornamos para darmos continuidade ao trabalho que ele tanto sonhou”,disse emocionada e sorridente.

Para o ex-presidente, Nelcy Alves “Teté” foram doze anos esperando para dar a volta por cima e, ao mesmo tempo retomar as atividades que faziam  parte de um plano antigo. Ele detalha que, ao contribuir para montar a chapa, teve o cuidado de escolher pessoas capazes, confiantes e com vontade de trabalhar pelo bairro. “Esse votação expressiva demonstra que,o trabalho realizado há muitos anos atrás é a esperança pela continuidade”, ressalta Teté.

A nova diretoria pretende desenvolver ações, voltadas para a comunidade que está carente nas áreas social, esportiva e obras

O presidente do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, Vasco Fernando Mota Rodrigues, diz que  o resultado foi satisfatório. “A reformulação que está acontecendo em vários bairros, com uma votação expressiva demonstra que os moradores estão querendo  mudança. Tomara que em todos os bairros isso aconteça e, que os  moradores possam participar efetivamente”, detalha Vasco Fernando.

reportagem: Eduardo Satil